O candelabro de ouro no tabernáculo do deserto fornecia luz para o lugar santo , mas também estava impregnado de simbolismo religioso.
Enquanto todos os elementos dentro da tenda de reunião do tabernáculo eram revestidos de ouro, apenas o candelabro — também conhecido como menorá, candelabro de ouro e candelabro — era feito de ouro maciço. O ouro para esta mobília sagrada foi dado aos israelitas pelos egípcios quando os judeus fugiram do Egito ( Êxodo 12:35 ).
candelabro de ouro
- O candelabro de ouro era uma lâmpada de ouro maciço, de forma cilíndrica, de sete braços, queimando óleo, usada no tabernáculo do deserto.
- O candelabro é descrito em detalhes em Êxodo 25:31–39 e 37:17–24.
- A função prática do candelabro de ouro era iluminar o lugar santo, mas também representava a vida e a luz que Deus dá ao seu povo.
Características do Candelabro de Ouro
Deus disse a Moisés para fazer o candelabro de uma só peça, martelando em seus detalhes. Nenhuma dimensão é dada para este objeto, mas seu peso total era de um talento , ou cerca de 75 libras de ouro maciço. O candelabro tinha uma coluna central com seis ramos saindo dela de cada lado. Esses braços lembravam os galhos de uma amendoeira, com botões ornamentais, terminando em uma flor estilizada no topo.
Embora esse objeto às vezes seja chamado de castiçal, na verdade era uma lamparina a óleo e não usava velas. Cada um dos copos em forma de flor continha uma medida de azeite e um pavio de pano. Como antigas lâmpadas de óleo de cerâmica, seu pavio ficou saturado com óleo, foi aceso e emitiu uma pequena chama. Arão e seus filhos, que eram sacerdotes designados, deveriam manter as lâmpadas acesas continuamente.
O candelabro de ouro foi colocado no lado sul do lugar santo, em frente à mesa dos pães da proposição . Como esta câmara não tinha janelas, o candelabro era a única fonte de luz.
Mais tarde, esse tipo de candelabro foi usado no templo de Jerusalém e nas sinagogas. Também chamados pelo termo hebraico menorá , esses candelabros ainda são usados hoje em lares judaicos para cerimônias religiosas .
Simbolismo do candelabro de ouro
No pátio fora da tenda do tabernáculo, todos os itens eram feitos de bronze comum, mas dentro da tenda, perto de Deus, eram de ouro precioso, simbolizando a divindade e a santidade.
Deus escolheu a semelhança do candelabro com ramos de amendoeira por um motivo. A amendoeira floresce muito cedo no Oriente Médio, no final de janeiro ou fevereiro. Sua palavra raiz hebraica, sacudido , significa “apressar”, dizendo aos israelitas que Deus é rápido em cumprir suas promessas.
O cajado de Arão, que era um pedaço de madeira de amendoeira, brotou milagrosamente, floresceu e produziu amêndoas, indicando que Deus o escolheu como sumo sacerdote . ( Números 17:8 ) Essa vara foi posteriormente colocada dentro da arca da aliança , que era guardada no tabernáculo santo dos santos, como um lembrete da fidelidade de Deus para com seu povo.
O candelabro de ouro, feito na forma de uma árvore, representava o poder vivificante de Deus. Ele ecoou a árvore da vida no Jardim do Éden (Gênesis 2:9). Deus deu a Adão e Eva a árvore da vida para mostrar que ele era a fonte da vida deles. Mas quando pecaram pela desobediência, foram cortados da árvore da vida. Mesmo assim, Deus tinha um plano para reconciliar seu povo e dar-lhes uma nova vida em seu Filho, Jesus Cristo. Essa nova vida é como os botões de amêndoa que florescem na primavera.
O candelabro de ouro permaneceu como um lembrete permanente de que Deus é o doador de toda a vida. Como todos os outros móveis do tabernáculo, o candelabro de ouro era uma prefiguração de Jesus Cristo , o futuro Messias. Deu luz. Jesus disse ao povo:
“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8:12,
NVI )
Jesus também comparou seus seguidores à luz:
“Você é a luz do mundo. Uma cidade sobre uma colina não pode ser escondida. Nem as pessoas acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de uma vasilha. Em vez disso, eles a colocam em seu suporte e iluminam todos os que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:14-16, NVI)
…
Fonte:learnreligions
Referências Bíblicas ao Candelabro de Ouro
- Êxodo 25:31-39, 26:35, 30:27, 31:8, 35:14, 37:17-24, 39:37, 40:4, 24
- Levítico 24:4
- Números 3:31, 4:9, 8:2-4; 2
- Crônicas 13:11
- Hebreus 9:2.
Recursos e leitura adicional
- Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional , James Orr, Editor Geral
- The New Unger’s Bible Dictionary , RK Harrison, Editor
- Dicionário Bíblico de Smith , William Smith
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête
Deixe uma resposta