O maná foi o alimento sobrenatural que Deus deu aos israelitas durante seus 40 anos de peregrinação no deserto. A palavra maná significa “O que é isso?” em hebraico. O maná também é conhecido na Bíblia como “pão do céu”, “milho do céu”, “alimento dos anjos” e “alimento espiritual”.
História e Origem do Maná
Não muito tempo depois que o povo judeu escapou do Egito e cruzou o Mar Vermelho , eles ficaram sem comida que trouxeram com eles. Eles começaram a resmungar, lembrando-se das refeições saborosas que comiam quando eram escravos.
Deus disse a Moisés que faria chover pão do céu para o povo. Naquela noite, codornizes vieram e cobriram o acampamento. As pessoas mataram os pássaros e comeram sua carne. Na manhã seguinte, quando o orvalho evaporou, uma substância branca cobriu o chão. A Bíblia descreve o maná como uma substância fina e escamosa, branca como semente de coentro e com gosto de bolachas feitas com mel.
Moisés instruiu o povo a colher um gômer, ou cerca de dois quartos, para cada pessoa a cada dia. Quando algumas pessoas tentaram economizar mais, ele ficou cheio de vermes e estragou.
O maná apareceu por seis dias seguidos. Às sextas-feiras, os hebreus deviam colher porção dobrada, porque não aparecia no dia seguinte, o sábado. E, no entanto, a porção que eles guardaram para o sábado não estragou.
Depois que o povo colhia o maná, eles o transformavam em farinha, moendo-o com moinhos manuais ou esmagando-o com pilão. Depois ferviam o maná em panelas e faziam bolos achatados. Esses bolos tinham gosto de pastéis assados com azeite. (Números 11:8)
Os céticos tentaram explicar o maná como uma substância natural, como uma resina deixada por insetos ou um produto da tamargueira. No entanto, a substância tamargueira aparece apenas em junho e julho e não estraga da noite para o dia.
Deus disse a Moisés para guardar um pote de maná para que as gerações futuras pudessem ver como o Senhor cuidou de seu povo no deserto. Aarão encheu uma vasilha com um gômer de maná e o colocou na Arca da Aliança , em frente às tábuas dos Dez Mandamentos .
Êxodo diz que os judeus comeram maná todos os dias durante 40 anos. Milagrosamente, quando Josué e o povo chegaram à fronteira de Canaã e comeram o alimento da Terra Prometida , o maná celestial parou no dia seguinte e nunca mais foi visto.
Pão na Bíblia
De uma forma ou de outra, o pão é um símbolo recorrente da vida na Bíblia porque era o alimento básico dos tempos antigos. O maná moído podia ser cozido no pão; também era chamado de pão do céu.
Mais de 1.000 anos depois, Jesus Cristo repetiu o milagre do maná na alimentação dos 5.000 . A multidão que o seguia estava no “deserto” e ele multiplicou alguns pães até que todos tivessem comido à vontade.
Alguns estudiosos acreditam que a frase de Jesus, “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” na Oração do Senhor , é uma referência ao maná, o que significa que devemos confiar em Deus para suprir nossas necessidades físicas um dia de cada vez, como os judeus faziam. no deserto.
Cristo freqüentemente se referia a si mesmo como pão: “o verdadeiro Pão do céu” (João 6:32), “o Pão de Deus” (João 6:33), “o Pão da vida” (João 6:35, 48), e João 6:51:
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”
Hoje, a maioria das igrejas cristãs celebra um serviço de comunhão ou Ceia do Senhor, em que os participantes comem algum tipo de pão, como Jesus ordenou a seus seguidores fazer na Última Ceia ( Mateus 26:26 ).
A menção final do maná ocorre em Apocalipse 2:17: “Ao que vencer darei do maná escondido…” Uma interpretação desse versículo é que Cristo fornece alimento espiritual (maná escondido) enquanto vagamos pelo deserto deste mundo.
…
Fonte:learnreligions
Referências ao Maná na Bíblia
Êxodo 16:31-35; Números 11:6-9; Deuteronômio 8:3, 16; Josué 5:12; Neemias 9:20; Salmo 78:24; João 6:31, 49, 58; Hebreus 9:4; Apocalipse 2:17.
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête
29 de abril de 2023 at 01:41
Ótimo texto!
CurtirCurtir
29 de abril de 2023 at 17:59
Francisco. Felizes por ter gostado do texto! Obrigado pela leitura e comentário. Abraços. Benhur (Equipe Tête-à-Tête)
CurtirCurtido por 1 pessoa