A dieta mediterrânea (ou dieta do Mediterrâneo) já provou ser uma das dietas mais saudáveis que existem.  

Ela foi descoberta a partir da constatação de que as pessoas que vivem em uma determinada região banhada pelo mar Mediterrâneo, ao sul da Espanha, sul da França, Itália e Grécia, tem uma alta expectativa de vida e baixa incidência de doenças crônicas.

Ela foi descoberta na década de 50, e ganhou importância desde então, até que em 2010 ela foi reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Dentre seus benefícios, comprovados por pesquisas, estão a prevenção de doenças cardíacas e diabetes tipo 2, redução do colesterol LDL (o mau colesterol), menor incidência de Alzheimer, Parkinson bem como alguns tipos de câncer, como por exemplo o de intestino e do de mama.

Estudos mostraram que aqueles que seguem a dieta mediterrânea tem 40% menos chance de desenvolver diabetes que aquele que não a seguem.

Portanto a seguir aprenda tudo sobre essa dieta, saiba quais são os alimentos envolvidos e as melhores dicas de como segui-la.

Como funciona a dieta mediterrânea

dieta do mediterraneo

O cardápio da dieta mediterrânea envolve o consumo de muito azeite de oliva, bem como um ou dois copos de vinho tinto por dia. Ela é gostosa e fácil de seguir, e ainda pode transformar o seu corpo para melhor. Confira alguns dos fundamentos dessa dieta:  

  • Consumir muitas frutas, vegetais e grãos integrais e evitar a todo custo os alimentos industrializados;
  • Consumir cereais integrais: o macarrão por exemplo é permitido, desde que seja integral;
  • Utilizar gorduras saudáveis, como azeite de oliva extra virgem, ao invés de manteiga. A manteiga está no cardápio apenas para bolos e massas;
  • Utilizar ervas e temperos para adicionar sabor ao invés do sal, para diminuir o consumo de sódio;
  • Consumir aves, peixes e frutos do mar e limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 2 vezes por mês, e não mais que isso;
  • Consumir vinho tinto moderadamente. Moderação é a palavra-chave aqui, se você fica tonto ou bêbado, está tomando demais;
  • Chá e café são permitidos, porém devem ser adoçados naturalmente;
  • Outro ponto importante é a atividade física – Nos países mediterrâneos caminhar é rotina. Você se exercita mais ao estacionar seu veículo mais longe da entrada, ou ao trocar o carro pela bicicleta. Você também pode adotar corrida ou natação para manter a boa forma.

Continua…

Fonte:mundodaboaforma


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête