Quando a esmola é muita o santo desconfia

Quer dizer que quando alguém é muito bom contigo, ou elogia de forma excessiva, pode ser que ele tenha segundas intenções por trás. Devemos sempre ficar atentos quando a oferta é muito boa, pois aquilo pode ter um custo.

Aquele computador tava muito mais barato que o preço normal, nem quis comprar porque quando a esmola é muito o santo desconfia… vai que estava quebrado.


Quem com ferro fere, com ferro será ferido

O ditado fala sobre a lei do retorno. Ou seja, se você fizer algo ruim para alguém, provavelmente aquilo voltará para você.

Ele me tratou mal e agora vai ter que aceitar que não falo mais com ele. Quem com ferro fere, com ferro será ferido.


Quem mistura-se com porcos, farelo come

Esse ditado nos ensina que se você se misturar com pessoas ruins, vai acabar como elas. Assim, você poderá se tornar também uma pessoa ruim, ou ser julgado por ser uma.

Não acho que ele seja ladrão, mas como estava andando com eles acabou indo para a delegacia também. É como dizem, quem mistura-se com porcos, farelo come.


Quem não tem cão, caça com gato

Esse ditado nos diz que quando não temos algo apropriado para fazer uma tarefa, temos que improvisar e fazer com o que temos à disposição.

Existe também uma segunda teoria para esse ditado, que diz que “quem não tem cão, caça como gato”, ou seja, precisa caçar de forma mais astuciosa e sorrateira.

Eu precisava de quatro pessoas na minha equipe, mas conseguir fazer com apenas duas. Quem não tem cão, caça com gato.


Quem ri por último ri melhor

Significa que você não deve se vangloriar ou rir de alguém que está perdendo, pois ele ainda pode ganhar no final. Nunca se sabe o que irá acontecer até o fim, e por isso não devemos contar vantagem.

Ele ficou contando vantagem sobre o jogo, e nos últimos minutos o time adversário fez dois gols. Mostraram que quem ri por último ri melhor.


Quem semeia vento, colhe tempestade

Esse ditado nos diz que as coisas que nós fazemos sempre irão trazer consequências para a gente. Quem planta algo ruim, irá colher dos seus frutos.

Ele falou mal do chefe e logo depois foi demitido. Ele deveria saber que quem semeia vento, colhe tempestade.


Quem tem boca vai à Roma

Essa expressão é usada para dizer que quem se comunica é capaz de chegar longe, que basta falar com as pessoas que você vai conseguir as informações necessárias. Porém, essa versão do ditado veio de um mal entendimento da frase original, que diz que “quem tem boca vaia roma”, de vaiar.

Viajei sem mapa mesmo, e consegui fazer de tudo só perguntando as pessoas na rua. É como dizem, quem tem boca vai à Roma.

Fonte:dicionariopopular


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête