Muito apreciada e difundida no Brasil por conta das colônias árabes espalhadas pelo país, a culinária árabe possui pratos deliciosos, com grãos, legumes variados e temperos peculiares. Não trata-se apenas de esfirra e quibes e sim de uma culinária milenar.

Confira os pratos da culinária árabe que fazem mais sucesso entre os brasileiros:

Kafta: Bolas de carne de cordeiro ou vaca temperadas anteriormente com cebola, cominho, sal e pimenta. Elas costumam ser enroladas, colocadas no espeto e assadas.

Kafta

Charuto de Repolho: Prato muito consumido pelos imigrantes árabes no Brasil. Consiste em folhas de repolho recheadas com um determinado tipo de carne.

Charuto de repolho

Tabule: Salada libanesa feita com o trigo para quibe, ervas, cebola, tomate, condimentos, e outros ingredientes.

Tabule

Kebab: Carnes no espeto assadas no forno ou brasa. Os espetos podem ter vegetais e são muito consumidos em diversos países do mundo.

Kebab

Beirute: Sanduíche sírio-libanês feito com pão sírio que foi criado no Brasil pelos imigrantes libaneses. O beirute costuma ter ovo, queijo, presunto, alface, rosbife e tomate, porém pode ter outros ingredientes.

Beirute

Bureka: É uma rosquinha de origem turca feita com massa folhada assada e pode ter diversos recheios. Também é bastante consumida pelos judeus e em algumas regiões da Europa.

Bureka

Kibe: Bolinho característico do Oriente Médio feito com trigo para kibe, carne moída e temperos. O nome surgiu por meio da palavra Kubbeh que significa bola e ele pode ser consumido frito, assado ou cru. O kibe faz muito sucesso no Brasil e em diversos países árabes como Líbano, Turquia, Chipre e Síria.

Kibe

Esfirra: Pequena torta que pode ser consumida com a massa aberta ou fechada. Elas são recheadas de carne moída, espinafre e queijo.

Esfirra

Falooda: Bebida refrescante feita com uma massa semelhante ao macarrão, leite, sorvete e açúcar.

Falooda

No sul do Brasil, em Foz do Iguaçu, o que não falta são opções para os amantes da culinária árabe. Dentre os restaurantes mais conhecidos estão: Sahara Restaurante de Comida Árabe, Béduino’s Comida Árabe, Castelo Libanês Restaurante, Istambul Casa da Esfiha e Casa da Esfiha Beirut. Não é para menos. Afinal, Foz do Iguaçu abriga a segunda maior colônia árabe do Brasil, perdendo apenas para São Paulo.


Fica a dica. Até mais!

Equipe Tête-à-Tête