A Intentona Comunista foi uma revolta militar de esquerda, contra o governo de Getúlio Vargas, realizada em nome da Aliança de Libertação Nacional (ANL) e com o apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB).


Principais objetivos da revolta:

– Tirar o presidente Getúlio Vargas do poder.
– Adotar o regime comunista no Brasil e aliar o país à URSS (União Soviética).
– Realizar transformações sociais no país, seguinte o modelo comunista.


Antecedentes, contexto histórico e causas

Em 1935 foi criada a ANL, inspirada em frentes populares europeias que queriam evitar a ascendência nazi-fascista. Ela defendia propostas nacionalistas e reuniu vários setores da sociedade, tornando-se rapidamente um amplo movimento. Seu presidente honorário era Luiz Carlos Prestes.

Apesar de ilegal, o PCB tornou-se a mais proeminente organização esquerdista do país. Em julho de 1935, a ANL também foi declarada ilegal, todavia, intensificou os preparativos para um movimento armado visando à derrubada de Vargas do poder e a instalação de um regime comunista liderado por Prestes.


Como foi a revolta e as consequências

O primeiro levante eclodiu em 23 de novembro de 1935, em Natal (RN). No dia seguinte, irrompeu no Recife (PE) e, no dia 27, também no Rio de Janeiro, então capital do país. Sem o apoio da classe trabalhadora e restrita às três cidades, a rebelião foi rápida e violentamente reprimida. Apesar de seu fracasso, ela forneceu um pretexto para atribuir ainda mais poder a Getúlio Vargas.


Intentona Comunista - Brasil Escola
Julgamento dos líderes da Intentona Comunista no Tribunal de Segurança Nacional (1935).

Curiosidade histórica:

– A Intentona Comunista também foi chamada de “Revolta Vermelha de 35”, “Levante Comunista” e “Revolta Comunista de 35”.

EBC | Conheça o único sobrevivente da Intentona Comunista
Monumento em homenagem aos mortos na Intentona Comunista, localizado na Urca (Rio de Janeiro).

Créditos: Jefferson Evandro Machado Ramos – Graduado em História -Universidade de São Paulo – USP (1994).


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête