Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).
O folclore é o conjunto de expressões e manifestações culturais que simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. A tradição folclórica é transmitida através das gerações.
O folclore é o produto da cultura de um país e cada país tem elementos únicos de folclore. O folclore brasileiro, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, como o Boto, a Iara, o Curupira, o Saci ou a Mula Sem Cabeça.
O folclore une, principalmente:
- Costumes e valores locais
- Tradição oral e histórias contadas
- Crenças e superstições
A UNESCO é uma organização internacional que tenta salvaguardar o patrimônio cultural e sensibilizar o povo para a importância da herança folclórica e necessidade de preservação da cultura popular.
Características do Folclore
Apesar de não existir consenso sobre características do folclore, existem algumas particularidades que são usualmente adotadas no momento de definir se uma manifestação faz parte do folclore de um lugar. Geralmente, para que uma manifestação seja reconhecida como folclore precisa ser:
- Transmitida oralmente;
- Transmitida de geração em geração;
- Não ter autoria, ou seja, ser uma narrativa anônima;
- Ter surgido de forma natural entre o povo, isso quer dizer, não ter sido introduzida artificialmente por governos, instituições, etc.
- Serem representações de parte dos costumes, histórias e crenças do povo.
Folclore brasileiro
O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:
- Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;

- Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;

- Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha e Capoeira.

- Cantigas de roda e brincadeiras: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.

No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto. A data foi criada, em 1965, com o objetivo de valorizar e preservar o folclore nacional.
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête
Deixe uma resposta